Whats: 41 99977 4134 contato@bconsorcios.com.br

Para adquirirmos a tão sonhada casa própria, a compra de um carro novinho, ou até mesmo outros bens, muitos consumidores brasileiros optam pelo consórcio.

O consórcio funciona como uma excelente ferramenta pra quem se planeja, não queira pagar juros e outras taxas bancárias, e principalmente, para pessoas que dão valor ao seu dinheiro. Mas afinal? O que é um consórcio? Como faço para adquiri-lo? O que eu devo tomar como cuidado na hora de adquiri-lo? Confira abaixo como funciona um consórcio, as suas regras, e todos os cuidados que você deva ter. Vamos lá?

O que é um consórcio? 

O consórcio pode ser designado como um grupo de pessoas (jurídica ou física) que estão interessados na compra de um item e que não tenham a necessidade de ter o bem em um curto espaço de tempo. Esse grupo de pessoas se reúne mensalmente e efetuam sorteios mensais, e a pessoa sorteada tem o direito de efetuar a compra desse bem.

O consórcio também funciona com o sistema de lances, quem der o maior lance em dinheiro na reunião (assembleia) pode contemplar a carta. O pagamento do consórcio funciona de maneira mensal, e uma empresa deve administrar a carta de clientes contemplados, as assembleias, e tudo o que ocorre no andamento do consórcio, por isso, é pago uma taxa de administração.

O que posso comprar em um consórcio?

O sistema de consórcio possui uma infinidade de itens na qual você adquirir. Confira abaixo as Classes de consórcio existentes.

a) Classe I: Veículos automotores – caminhão, automóvel, motocicletas, utilitários, motonetas, ônibus, aeronave, máquinas e equipamentos, entre outros.

b) Classe II: Eletroeletrônicos e demais bens móveis – bens duráveis referenciados na Classe I, sejam importados ou nacionais.

c) Classe III: Bens Imóveis – casas, sítios, área comercial, imóvel construído, na planta, ou até reforma imobiliária.

d) Classe IV: Pacotes turísticos e passagens aéreas – embora a procura por cartas de crédito nesse segmento seja muito baixa, existe consórcio para realizar viagens turísticas.

Atente para as regras!

Como todo serviço prestado que trabalhe com a compra de bens e capital requer todo cuidado, levantamos abaixo os principais cuidados que você deve tomar com as regras do consórcio, que são:

a) Conferir se a empresa está regularizada para efetuar o consórcio; AQUI você encontra uma lista com os consórcios regularizados no Brasil todo.

b) Verificar na praça ou procurar na internet se a administradora do consórcio não possui muitas reclamações

c) Ler o contrato com atenção para que as cláusulas estejam claras e de bom entendimento com os seus deveres

d) Quais despesas a administradora cobrará de você no andamento do consórcio

e) Após você ser sorteado, como a administradora do consórcio tratará de repassar o valor a você.

f) Tudo o que valerá para seu direito está no contrato, portanto, promessas de pessoas não possuem poder jurídico.

Vantagens

O sistema de consórcio possui uma série de vantagens para quem se planeja, pois ele trabalha de uma forma diferente do sistema de financiamento. Veja abaixo as vantagens que o consórcio tem perante o financiamento

Menor burocracia

Se você possui dificuldades para declarar a sua renda, o consórcio possui maiores facilidades, pois você estará pagando antecipadamente um bem para adquiri-lo no decorrer de seu pagamento.

Juros

No consórcio não existem juros – O que é cobrado é a taxa de administração da empresa que organiza o consórcio e as cartas de crédito. Dessa forma, a parcela tende a ser menor que o financiamento.

Disciplina

O consórcio pode funcionar como uma maneira de disciplina o consumidor, pois ele será obrigado a “poupar” o seu capital todo o mês para pagar as parcelas sem ter o bem no momento, o que é vantajoso para a sua educação financeira.

Lances

Se você possui um dinheiro em caixa e deseja dar um lance, as suas chances de conseguir o seu bem em menor tempo se engrandecem. O sistema de lances ajuda o cliente a contemplar a carta de crédito.

Cuidados pessoais que você deve ter

Impulso

Não faça um consórcio por impulso; pense bem antes de comprar uma carta de crédito, pois você poderá necessitar do dinheiro da parcela mensal caso haja um imprevisto, ou você talvez perca a atratividade por aquele bem (a compra de uma moto, por exemplo), fazendo com que tenha aquela parcela mensal todo o mês para liquidar.

Orçamento e Prazos

Como todo cliente de um consórcio deve ser uma pessoa que se planeja, é necessário verificar se o seu orçamento não será prejudicado no tempo que você deverá aplicar na carta de crédito. Não se comprometa, tente fazer em um maior número de vezes ou economize para dar um lance se possível. Além de reduzir o valor da parcela, o lance ajuda a você obter o seu bem antes do tempo esperado.

Participação

Participar das assembleias para ver a movimentação do grupo e o andamento dos sorteios é fundamental para verificar se a sua sorte está em dia. Dessa maneira você pode verificar se um lance não caia bem no momento que você está sem sorte, por exemplo.

O consórcio, apesar de ser muito vantajoso, é extremamente necessário atentar se as regras e todos os cuidados que você deve ter, como mencionado nesse artigo.

Você possui um consórcio e não foi contemplado ainda? Você deseja fazer um consórcio nesse momento? Ficou alguma dúvida sobre o artigo? 😉