Whats: 41 99977 4134 contato@bconsorcios.com.br

Ter uma moto é um sonho de muitos amantes desse veículo usado no mundo todo. Do trabalho ao lazer, ela auxilia em suprir as necessidades do condutor nas mais diversas tarefas, sendo também um ativo que atrai os consumidores pelo seu preço. Porém, financia-la acarreta em juros, avaliação de crédito por parte da financeira, e tantas outras barreiras que atravancam a sua compra.

Mas, e como seria se fosse feito um consórcio? É mais vantajoso? Como funciona um consórcio de moto? Veremos abaixo todas essas questões.

Como participar de um consórcio de moto?

Primeiramente, é necessário verificar uma administradora de consórcio para você ingressar, pagando mensalmente as suas parcelas com o fim de ser contemplado. No site do Banco Central é possível encontrar todas as empresas realizadoras de consórcio autorizadas, localize a de sua preferência na lista para sua maior segurança.

Após escolhida a empresa, é necessário verificar qual forma de pagamento da sua carta de crédito e as demais exigências na qual você se envolverá diretamente ao consórcio. Portanto ter algumas dicas para se avaliar o consórcio é muito importante.

Qual o prazo da carta de crédito?

O consórcio de motos, como todas as cartas de crédito, possui um prazo que varia conforme a administradora do consórcio. Geralmente, os prazos possuem prazos entre 12 a 72 meses. Vale ressaltar que é muito importante verificar se o prazo estipulado entre você e a prestadora do serviço estão da mesma forma no contrato vigente.

Posso adquirir somente motos novas?

Não! Após a contemplação, o consumidor pode escolher se deseja adquirir uma moto 0km ou uma moto usada. O que pode variar para cada administradora é o ano do bem que você quer adquirir. Por exemplo: Existem consórcios que autorizam a compra de veículos com até 5 anos de uso, outras aceitam até 03 anos de uso.

Só adquiro a moto após ter pago toda a carta de crédito?

Não! O sistema de consórcio trabalha com o sistema de sorteios e lances. Resumidamente, o sistema de sorteios é realizado de forma mensal, quando acontecem as assembleias (reuniões). Ou seja, 1 pessoa é sorteada mensalmente, não importando quantas parcelas o contribuinte já pagou. O sistema de lances funciona como um leilão, o lance de maior valor pode contemplar a carta de crédito na assembleia.

Existe uma gama de informações pertinentes sobre o funcionamento das assembleias e as formas que o cotista pode fazer para contemplar a sua carta com mais rapidez. Saiba as regras de como contemplar o seu consórcio aqui!

Depois de contemplado, até quando posso comprar a moto?

Você pode adquiri-la até o término do consórcio. Se você foi contemplado na 10º assembleia, e o consórcio foi realizado em 60 vezes para pagamento, é cabível que tenha 50 meses para analisar qual o bem que mais se encaixa de acordo com a sua preferência. Portanto, tenha em mente qual o tipo e modelo que você deseja adquirir antes de iniciar uma carta de crédito. 

Vimos que o consórcio é uma excelente alternativa quando o assunto é adquirir uma motocicleta. Iniciar uma carta de crédito facilita a vida do consumidor, pois trabalha com prazos de pagamento semelhantes a um financiamento, podendo adquirir um bem de menor valor e até com certo tempo de uso.

Deseja ter uma motocicleta? Faça um consórcio você também!