Whats: 41 99977 4134 contato@bconsorcios.com.br

Vantagens em adquirir um consórcio

O consumidor enfrenta hoje dois grandes obstáculos: taxa de juros em alta e oferta de crédito reduzida. Mas nem por causa disso o sonho de adquirir a casa própria ou o carro 0km se tornou inviável. O sistema de consórcio apresenta inúmeras vantagens para quem busca fugir dos financiamentos caros e da burocracia excessiva para compras parceladas.

O consumidor pode recorrer ao consórcio para adquirir quase tudo. As opções vão do aparelho de TV de última geração à cirurgia plástica, do automóvel ao apartamento próprio, do pacote de viagem ao caminhão. Esse sistema se destina principalmente a pessoas quem não têm disciplina para formar poupança ou para aqueles que não necessitam do bem imediatamente. Por isso, veja as vantagens em adquirir um consórcio.

Juros em alta

O sistema de consórcio apresenta inúmeras vantagens para o consumidor. A primeira delas é de ordem financeira. O valor pago mensalmente não tem os juros cobrados pelas instituições financeiras. Além disso, em um cenário de elevação da taxa Selic, os financiamentos tendem a se tornar ainda mais caros.

No caso da aquisição de veículos, o consórcio é indicado principalmente para empresas que planejam renovar a frota em médio prazo. O mesmo vale para taxistas e outros profissionais autônomos que dependem de veículos. O custo do veículo no consórcio é inferior ao registrado em qualquer financiamento.

Imóveis

Para a pessoa interessada em comprar um imóvel, geralmente há dois caminhos. No primeiro, o comprador dá um valor de entrada e financia o saldo. Essa alternativa permite ter o bem rapidamente. A segunda opção é economizar e aplicar recursos até ter capital suficiente para fechar o negócio à vista. A pessoa não tem dívida, porém leva muito tempo para concretizar a compra.

O consórcio representa uma solução intermediária. Um plano de 15 anos permite que, entre o quinto e o décimo ano, o consorciado forme poupança para fazer um lance expressivo e receber o imóvel. O consorciado ainda se livra de taxas cobradas nos financiamentos imobiliários, como parcelas trimestrais, semestrais ou anuais.

Vantagens

Eis alguns aspectos que tornam o consórcio uma opção extremamente vantajosa para o consumidor:

Prazo de pagamento – o consorciado ingressa em um grupo cujo prazo de pagamento é pré-determinado. No entanto, ele pode antecipar a quitação de parcelas e ter o bem antes. Isso sem falar na possibilidade de fazer lances ou ser contemplado em sorteios mensais.

Custo – a taxa de administração cobrada pelas empresas de consórcio são inferiores aos juros do financiamento – seja ele imobiliário ou de varejo.

Educação financeira – o consórcio desempenha o papel de “poupança compulsória” e ajuda o consumidor a ter disciplina, contribuindo para a sua educação financeira.

Acessível – é uma forma de permitir que pessoas com poucos recursos possam adquirir bens.

FGTS – em consórcios de imóveis, há a possibilidade de uso dos recursos do FGTS.

Garantia – as empresas de consórcio seguem normas rígidas e são fiscalizadas pelo Banco Central. A instituição mantém em seu site a listagem das companhias autorizadas a atuar no mercado.

Segurança – há no mercado diversas modalidades de seguro prestamista, que quita o consórcio em caso de morte ou invalidez do titular durante a vigência do grupo. Nesse caso, a seguradora liquida as prestações pendentes e a família recebe o bem.

Inadimplência – caso o consorciado não consiga arcar com o valor das parcelas, pode negociar sua cota no grupo ou receber de volta até 60% do valor pago até então. Isso não ocorre, por exemplo, no financiamento de automóveis. Quando as prestações deixam de ser pagas, o consumidor perde o bem e as parcelas já quitadas.

Planejamento – o consumidor pode utilizar o consórcio como forma de fazer uma compra planejada. Isso vale, por exemplo, para quem pretende trocar de carro em três anos.

Nome sujo – para quem tem restrição ao crédito, o consórcio é a forma mais indicada para financiar a aquisição de um bem. O ingresso em um grupo não depende de consultas aos órgãos como SPC ou Serasa.

Segundo dados da Associação Brasileira de Administradores de Consórcio (Abac), cerca de 6 milhões de brasileiros utilizam o sistema de consórcio. Ele permite o acesso de expressiva parcela da população a bens de consumo, movimentando a economia e gerando negócios. Em tempos de Taxa Selic ascendente, essa é a opção mais indicada para quem busca fugir dos juros elevados.

Quer saber mais detalhes sobre o sistema de consórcio? Entre em contato conosco!