Whats: 41 99977 4134 contato@bconsorcios.com.br

O consórcio é uma modalidade onde pessoas físicas ou jurídicas participam de um grupo com prazo determinado pela administradora com objetivo de autofinanciamento, priorizando um custo menor para a compra de um bem devido a isenção de juros, obrigação de entrada e ademais taxas.
Quando o consorciado é contemplado no consórcio através de sorteio ou lance ele terá disponível a carta de crédito e explicamos aqui o que é e como ela funciona:

Carta de Crédito

É um documento utilizado por consumidores que desejam comprar algum bem. O instrumento não se restringe apenas aos negócios imobiliários, e pode ser utilizado para vários bens. É um mecanismo bastante utilizado nos consórcios, e o cliente contemplado recebe uma carta no valor do bem e pode adquiri-lo por sua conta, podendo conseguir melhor preço, com liberdade de escolha. Inclusive um bem diferente do contratado.

Com uma carta de crédito, o cliente pode adquirir um automóvel novo ou usado, de marca ou modelo de sua preferência, um eletrodoméstico, eletrônicos, móveis ou imóveis. Pode também reformar um imóvel, ou adquirir serviços, como viagem de férias, festas de casamento ou formaturas, etc.

As cartas de crédito funcionam como uma forma de poupança, mas o cliente já sabe o quanto vai poupar, pois o valor é definido no contrato. O pagamento das parcelas através do consórcio podem ser realizadas via débito, automático, boleto via e-mail ou endereço. As cartas de crédito podem ser reajustadas através do bem de referência em contrato, portanto seu poder de compra é protegido.

 Tipos de cartas de Crédito

Existem diversas modalidades de cartas de crédito. Apresentamos aqui algumas mais utilizadas.

Carta de crédito: Consórcio Imobiliário

Pode ser usada para adquirir ou reformar um imóvel. Materiais para reforma ou construção também podem ser comprados com a carta de crédito imobiliário.  O banco emite a carta e o cliente paga as prestações do empréstimo. A dica é pesquisar as instituições financeiras para comparar os planos e escolher a que oferece as melhores condições, como menor taxa de administração. Geralmente são necessários documentos pessoais, de comprovação de renda e documentação do imóvel. A carta de crédito é a garantia de que o comprador do imóvel tem o dinheiro disponível para realizar a transação. O prazo para uso da carta de crédito é definido em contrato. A Caixa Econômica Federal dispõe duas modalidades de carta de crédito:  A carta de Crédito FGTS,  baseada em recursos do FGTS e permite financiar 100% do imóvel e pode ser usada para quem tem renda de até R$ 5 mil, e a Carta de Crédito SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo), que se enquadra no Sistema Financeiro de Habitação e o cliente tem até 35 anos para pagar.

Carta de crédito: Consórcio de Carros e Motos

Pode ser adquirida num consórcio, por lance ou sorteio, mesmo antes de acabar de pagar a cota. Nesse caso, o membro contemplado precisa apresentar garantias ao grupo de consorciados de que vai arcar com as prestações restantes, de acordo com o contrato. O cliente solicita à administradora do consórcio a análise a aprovação da transação e a carta de crédito é liberada imediatamente para a aquisição do veículo desejado à escolha do cliente. Após a autorização da administradora do consórcio, a transação tem que ser registrada em cartório com a presença do consorciado e do vendedor, e a nota fiscal deve ser entregue à administradora no caso de haver parcelas restantes.

Vantagem da Carta de Crédito do consórcio

No momento da compra, possuir uma carta de crédito pelo consórcio é uma vantagem, porque facilita a negociação. É uma garantia de que o recurso está realmente disponível para o pagamento do bem. Para quem está vendendo o bem o pagamento é a vista. A carta de crédito é um instrumento básico de comércio, que consiste numa carta emitida pela administradora de consórcios contratada pelo comprador que autoriza o cliente a dispor do recurso financeiro para adquirir um bem, desde que cumpra com o pagamento das prestações acordadas. Em um consórcio, o cliente pode ser contemplado com a carta de crédito por sorteio ou por lance, na assembleia dos consorciados do grupo. Depois de ser contemplado com a carta de crédito, o ganhador pode usá-la da maneira que achar melhor, adquirindo o bem desejado. Outra vantagem das cartas de crédito é que elas podem ser utilizadas a qualquer momento, sem prazo de vencimento.