Whats: 41 99977 4134 contato@bconsorcios.com.br

Muitas pessoas hoje possuem um pensamento de que comprar um carro 0km é como jogar dinheiro no lixo, pois possuem altos preços, impostos embutidos e se desvalorizam muito rapidamente.

Além disso, a crise financeira que assola o país coloca medo no comprador, dessa forma, a procura por veículos seminovos vem crescendo de forma vertiginosa, primeiramente por serem mais baratos no que diz respeito ao valor final, e também por possuírem IPVA e seguros menos dispendiosos ao comprador.

É importante ressaltar que alguns cuidados devem ser tomados quando se vai adquirir um veículo seminovo, confira a seguir algumas dicas para comprar um veículo usado com qualidade sem qualquer tipo de problema.

Conheça o passado do veículo

Tendo em mãos a placa e o RENAVAM do veículo que você deseja comprar é possível encontrar basicamente a ficha completa com dados importantes sobre o carro, como, se já foi batido ou recuperado, se há multas não pagas e se documentos estão atrasados. Evite problemas, conheça o passado do veículo antes de adquiri-lo.

O mercado de veículos deve ser levado em consideração

Antes de comprar o seu seminovo/usado é preciso olhar com atenção o mercado de veículos. Existem modelos que são mais vendáveis que outros, tenha conhecimento de quais são os carros mais fáceis de negociar e quais são verdadeiros micos. No ano de 2015 os 10 carros seminovos mais comercializados foram Gol, Uno, Palio, Corsa, Celta, Corsa, Fiesta, Fox, Siena e Saveiro. Se o seminovo que você procura não está entre os mais vendidos, é bom você mudar de ideia.

Comprar carro de um conhecido e ou particular é uma opção

Pode ser do seu primo, seu vizinho, seu amigo, irmão ou até mesmo colega de trabalho. Comprar o carro de uma pessoa que você conhece traz mais confiança e tranquilidade ao negócio. Você não estará comprando o carro totalmente no escuro e saberá o real estado de conservação do veículo.

É preciso que haja um planejamento financeiro

Mesmo quando você está comprando um carro seminovo é preciso um planejamento financeiro, lembre-se junto com o carro virão gastos como IPVA, combustível, seguro, documentos e também manutenção. Além disso, a forma de compra é muito importante, a melhor forma de comprar qualquer bem é à vista, caso isso não seja possível é preciso se buscar opções.

Neste caso você pode contratar um plano de consórcio ou financiar, essas são opções para para quem quer comprar um seminovo.

Os consórcios geralmente permitem compras de carros de até cinco anos e motos de até três anos, os consórcios são boas opções pois não são cobrados juros e quem opta por ele acaba pagando um valor mais justo pelo bem que deseja adquirir, além da oportunidade de comprar o carro em concessionária ou de particular, viabilizando assim um poder de negociação melhor ao consorciado. Quem opta pelo consórcio requer calma para obter o bem em mãos, uma vez que o consorciado pode ser contemplado logo na primeira parcela paga por sorteio ou utilizar a oferta de lance para antecipar sua contemplação. Em termos gerais, o consórcio é sem sombra de dúvida uma ótima opção para comprar seu usado ou seminovo de qualidade. Já quando falamos em financiamentos é necessário cuidado, pois as financeiras geralmente possuem juros mais altos para veículos seminovos do que para veículos 0km, além de que sem planejamento financeiro e atenção, pode-se pagar um valor muito maior pelo veículo a ser adquirido.

Não deixe de fazer um Test-Drive

Se você quer comprar um carro, nada melhor do que o dirigir para saber seu real estado, seus barulhos e principalmente para atestar sua funcionalidade. Uma simples volta de carro pela cidade pode fazer você fechar ou então fugir do negócio. Jamais compre um carro seminovo ou usado sem antes dirigi-lo.

Comprar um seminovo requer cuidados, é claro, mas sem dúvida alguma é uma boa opção quando comparamos o custo x benefício com carros 0km. É necessário que haja um pouco de paciência e perseverança até encontrar o veículo que melhor se encaixa a seu bolso e também às suas necessidades.

Gostou do texto? Compartilhe! Faça com que mais pessoas saibam como comprar um seminovo ou usado de qualidade.